sexta-feira, 17 de julho de 2015

Limpar a casa também é serviço de homem!



Apesar de toda a evolução da história da humanidade #sóquenão ainda vemos muito machismo dentro de nossas casas.
Até hoje a maioria de nós mulheres acha que tarefa doméstica é coisa para menina, estou errada?
E por isso vamos ensinando as filhas logo cedo a ajudar no dia a dia da casa e acabamos não nos empenhando tanto com os filhos, damos a eterna desculpa que os homens são mais lentos para aprender as coisas da casa e que quando fazem esse tipo de serviço doméstico, não fazem direito, por isso é melhor a gente fazer, do que ter trabalho em ensiná-los.
Educamos as meninas para serem futuras donas de casa, não que eu ache isso negativo, porque eu mesma fui ensinada a cuidar de tudo na casa, e isso me ajuda muito, por que acho péssimo não saber fazer nada, acho legal saber de tudo um pouco, a minha crítica aqui é em relação a muitas mães e pais que não ensinam seus filhos homens a cuidar da casa, muitos meninos não arrumam nem a própria cama, entre outras coisas básicas.
Falo por minha própria experiência com meu filho, sempre o ensinei a arrumar as próprias coisas, a própria cama, a lavar a louça que suja e nesse últimos dias eu estava numa correria louca, pois minha mãe ficou de repouso e eu tive que cuidar da casa inteira, além do meu trabalho de escritora, e cuidar da casa inteira significa cuidar de todos, lavar, passar, cozinhar, organizar a casa e pude contar com a ajuda do meu filho e o melhor oferecida por ele,  estendeu roupa, lavou louça, secou e me ajudou com outras tarefas domésticas.
Não o sacrifiquei, mas aceitei que ele participasse das tarefas da casa comigo, e sabem por que faço isso? Porque mãe não é eterna, é nós precisamos deixar nossos filhos e filhas prontos para encararem o mundo sem nossa presença.
É duro dizer isso, mas é a verdade, e se não fazemos isso, podemos deixar filhos despreparados, que não sabem fazer um arroz.
Mesmo aquele que tem condição de pagar alguém para fazer por ele, precisar saber fazer.
Cuidar de si mesmo e de suas próprias coisas é o básico para sobreviver.
Os homens hoje tem a responsabilidade de partilhar as tarefas do lar com suas esposas, não sobrecarrega-las.
E vejo muitos casamentos romperem até mesmo por que os homens foram criados para serem eternamente servidos e as mulheres de hoje em dia, não estão mais fazendo esse papel, que foi desempenhado por nossas mãe e avós.
Acho sinceramente que todos precisamos ter participação ativa dentro de casa, serviço doméstico não é fácil e se todos colaboram fica mais difícil sobrecarregar uma única pessoa, porque mãe também é gente.
Então, vamos deixar rapidinho esse machismo de lado, precisamos sair desse atoleiro de mundo machista em que nos enterramos até os dias atuais, já deu gente, vamos colocar nossos homens para executar também as tarefas até hoje destinadas somente as mulheres.
Muito já se tem mudado, mas ainda há muito para se mudar, então mãos obras.
Vamos ensinar os homens que lugar de menino também é no fogão, na pia, no tanque, e por aí vai, ninguém deixa de ser menos homem por saber fazer serviço doméstico. Concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí o que achou...