domingo, 12 de julho de 2015

Fale a verdade, mas saiba como



Falar a verdade. Até onde se pode ir quando o assunto é sinceridade?
Na minha opinião, falar a verdade é realmente a melhor opção, mas não acho que seja algo fácil de fazer, na verdade é um exercício diário, para se tornar um hábito.
Existem pessoas que tem por hábito mentir e mentem sobre qualquer coisa e isso é péssimo.
Não acho que é preciso sair por aí atirando de forma desmedida a verdade na cara das pessoas, mas acho sim, que existem maneiras de se fazer isso sem machucar, ou pelo menos sem machucar tanto quem a ouve.
Provavelmente vocês já devem ter convivido com alguém que fala a verdade doa a quem doer, sem o mínimo de respaldo, não é?
E muitas vezes, nem se importam como o outro vai ficar, até mesmo porque nem sempre o que para nós soa como verdade absoluta é realmente a verdade verdadeira (sempre gostei da junção dessas duas palavras, hahahaha).
E aqueles que costumam dizer as suas verdades em forma de brincadeira? Brincadeiras um tanto ácidas. Na minha opinião é uma das piores formas.
Se um amigo estiver precisando de sua sinceridade em algum assunto, você tem a obrigação de ser absolutamente sincero com ele, porque relações pautadas na verdade, tendem a durar para sempre, agora façam isso de maneira respeitosa, como quer que façam com você.
A única maneira que conheço para que isso seja feito é, antes de conversar com alguém que precisa ouvir a verdade, converse com Deus e peça a Sua orientação para dizer o que deve ser dito, sem que isso faça mais mal do que bem a pessoa que está te ouvindo, provavelmente com a orientação dEle, você saberá usar as palavras certas para falar.
Existem pessoas que são verdadeiras metralhadoras humanas e saem magoando quem quer que seja, e no final ou percebem a burrada que fizeram ou continuam agindo com arrogância: “Ah, me perguntou, eu falo mesmo, sem dó nem piedade”.
É isso, tem gente assim, dura feito pedra, incapaz de sentir um mínimo de remorso pela dureza de suas palavras e claro, acabam não sendo boas ouvintes para uma próxima conversa ou desabafo.
Lidar com o ser humano, exige de nós cautela e isso não é ruim, sempre uso aquele frase sábia: “Não trate os outros, como não gostaria de ser tratado”. Simples assim.
Quer falar a verdade? Fale, porque devemos ser verdadeiros e honestos com as pessoas, mas faça  isso de maneira amorosa, o efeito surtido será com certeza o correto, mesmo que no momento da verdade, existam lágrimas e dor, porque sim, a verdade dói mesmo, mas também liberta, e dita de maneira respeitosa, uma hora ou outra ela valerá a pena, porque sempre vale a pena viver na verdade.
Pense em você como uma ferramenta de Deus na vida das pessoas, agindo dessa maneira poderá ser a mão amiga que muitos precisam.

"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." Efésios 4:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí o que achou...