quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Intolerância religiosa




Falar sobre religião é algo muito delicado, porque o respeito deve prevalecer na hora de darmos nossa opinião.
Obviamente não vou citar nenhuma religião especifica, até mesmo porque a maioria das pessoas tem um segmento religioso e o meu foco jamais será criticar a vertente religiosa de alguém.
O meu desejo é falar sobre intolerância religiosa, de uma maneira geral.
Achar que aquilo que você segue é uma verdade absoluta (apesar de considerar isso bastante perigoso) mas se aqueles preceitos tornam-se a sua verdade, cada cabeça uma sentença, agora você considerar que tudo o que você vive é o correto e o que os outros vivem está errado, aí não pode ser.
Sou cristã e procuro me orientar através da Bíblia, mas respeito quem não seja, acho que esse é um dos valores imprescindíveis para vivermos bem uns com os outros.
Cresci e fui educada com base nos preceitos católicos, mas existem muitas coisas na religião que eu não concordo, mas essa é a minha opinião.
Visitei outras doutrinas cristãs e aprendi um pouco com cada uma delas, mas não me considero pertencente a nenhuma religião especifica, porque aprendi mais do que qualquer coisa, que Deus habita em mim e o meu dever é praticar aquilo que é o correto, ou pelo menos tentar.
Vejo muitas pessoas serem frequentadoras assíduas dessa ou daquela igreja e fechar os olhos quando alguém precisa dela, ou viver no meio de fofocas e maledicências, ou desrespeitar os outros, estacionar na vaga de deficientes sem ser deficiente, ter preconceito de cor ou “opção” sexual, ou então, ser prepotente e se achar melhor que todo mundo, porque tem isso ou aquilo, o tal preconceito social.
Então, quem pode ser considerado um ser humano melhor? Aquele que frequenta alguma igreja, mas age de maneira equivocada em relação as outras pessoas, ou aquele que nunca vai em igreja nenhuma e age de maneira correta e respeitosa com os outros?
Não estou pregando aqui que as pessoas não devem ter religião, de MANEIRA NENHUMA digo isso, mas se você tiver uma, tente colocar em prática as coisas boas que aprender, não deixando de pensar com sua própria cabeça, mas sempre evitando ser doutrinado por homens, tão ou mais pecadores que você.
Acho sim, que para muitas pessoas a frequência numa comunidade religiosa, pode salvar suas vidas, os jovens por exemplo, podem ter um comportamento sadio, livrando-se muito do que esse mundo louco quer ensinar.
Meu filho por exemplo, sempre estudou em escola adventista, apesar de não sermos adventistas, mas não acho que isso foi ruim prá ele, ao contrário, ele aprendeu muito sobre a Bíblia, mas sempre avaliamos tudo o que ele aprendeu lá, sempre conversamos sobre o que de fato é importante ser feito, mas sem nunca deixar de ter personalidade, respeitar também suas próprias ideias e opiniões.
Jesus Cristo era um cara incrível, extremamente inteligente, com uma compaixão fora de série, bondoso, leal, amoroso, santo. São vários os adjetivos maravilhosos que esse homem tem, e que veio a terra para nos ensinar, morreu por nós, vive por nós.
Acho a história de Cristo, sem dúvida nenhuma a história mais linda da humanidade e não falo isso, só num contexto religioso, falo isso no contexto histórico também.
Ele pregava em qualquer lugar, para qualquer pessoa, sem nenhum tipo de ressalva ou preconceito, preconceito esse que vejo na maioria das religiões e isso me entristece, porque não foi assim que Ele nos ensinou.
Então, ao invés de julgarmos o outro por suas escolhas ou não, vamos pregar o amor, o respeito e a tolerância, antes de qualquer opção religiosa, essas atitudes devem estar presentes na nossa essência e no modo como lidamos com as diferenças dos nossos irmãos.
Porque no final das contas, é exatamente isso que somos, irmãos, e o respeito é só o começo para convivermos bem, mesmo que cada um de nós, siga um caminho diferente, seja ele religioso ou qualquer outro caminho que poderá gerar algum tipo de intolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí o que achou...