quarta-feira, 24 de junho de 2015

O ato de silenciar





Já analisaram como é importante silenciar? Ficar recluso? Tentar ouvir apenas o som da sua própria respiração?

Percebem que se está na companhia de alguém, até mesmo um desconhecido numa recepção de um consultório médico, e se resolver ficar em silêncio, você passa por antipático?

Porque será que duas pessoas juntas, parentes, amigos ou namorados, não conservam um pouco de silêncio em suas relações?

É cansativo falar o tempo todo, sem dar tempo para a pausa, o refletir, o simples respirar.

Não sou a mais quieta das criaturas, infelizmente, porque acho uma característica louvável na personalidade de alguém, quando se consegue manter o silêncio, respirar e pensar antes de sair falando com todo mundo, qualquer coisa.

Com o passar do tempo, percebo o quão recompensador é fechar a boca, porque o mundo está cheio de pessoas que falam demais, e quem costuma falar demais certamente irá falar besteira com maior frequência.

Meu filho tem esse dom de silenciar, com certeza há quem o achem até meio antipático, por ser quieto e não se abrir facilmente para qualquer pessoa que chegar, porque os quietos passam essa imagem de antissociais e antipáticos, quando na verdade só são mais seletivos, menos “dados”, observam mais e falam menos, e isso prá mim é uma virtude, porque te impede bastante de falar e fazer bobagens.

Eu me uso como exemplo, sempre fui mais comunicativa, fazia amizade fácil, e com isso fui bastante prejudicada, porque existem pessoas que confundem as coisas e excesso de simpatia atrapalha e muito.

Hoje sou mais contida, analiso mais, sou educada, mas não estendo conversas com quem não estou bastante familiarizada, porque antes por ser a “Miss Simpatia” e por não querer magoar as pessoas conhecidas e as vezes desconhecidas, falava quando simplesmente queria S-I-L-Ê-N-C-I-A-R.

Quem fala demais, fala tanto que muitas vezes não deixa o outro falar e cansa a companhia de uma pessoa tagarela demais, é preciso a pausa, as relações afetivas também se constroem no silêncio, no respeito ao silêncio do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga aí o que achou...